segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

QUAL O MELHOR SISTEMA OPERACIONAL

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/04/android-ios-ou-windows-phone-qual-e-o-melhor-sistema-para-smartphones.html

tecmundo

Android, iOS ou Windows Phone: qual é o melhor sistema para smartphones?

Bernardo Kircove Para o TechTudo
Quer comprar um novo smartphone, mas ainda não se decidiu entre iOS, Android ou Windows Phone? Apesar das muitas especificações que um aparelho pode ter, o maior responsável por sua usabilidade é o sistema operacional. Assim como nos computadores, eles são a ponte que oferece ao usuário uma interação simples e amigável com os aplicativos. Portanto, esse é um dos quesitos mais importante para se analisar ao comprar um smartphone. Pensando nisso, o TechTudo fez esta pequena comparação para te ajudar nessa difícil escolha.
iPhone, Android e Windows Phone juntos (Foto: Allan Melo / TechTudo)iPhone, Android e Windows Phone brigam pela preferência dos usuários (Foto: Allan Melo / TechTudo)
iOS
O grande trunfo do iOS mora em sua usabilidade extremamente intuitiva. Desde o seu lançamento, não houve mudanças radicais em sua interface. Embora muitas pessoas pessoas acusem a Apple pela "falta de ousadia", isso também é reflexo da estabilidade que o sistema possui tanto em termos de performance, quanto no seu design consagrado.
Já um fator negativo em sua interface é que ela é extremamente fechada. Ou seja, o usuário quase não consegue fazer nenhuma personalização no sistema e encontra dificuldades em utilizar acessórios de outros fabricantes no iPhone.
iPhone 5 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)iPhone, da Apple, oferece a melhor integração entre sistema e hardware (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)
Outra bandeira sempre levantada pelos Applemaníacos é a vasta loja de aplicativos para iPhone: a App Store. Pioneira neste modelo, a loja virtual da Apple possui uma oferta gigantesca de apps, com recursos dos mais variados e o selo de qualidade da empresa, que é bem criteriosa ao disponibilizá-los em sua loja.
Dos três sistemas citados, somente o iOS é encontrado apenas nos aparelhos da própria marca. Ou seja, para ter o sistema é preciso comprar um iPhone. Graças a essa estratégia adotada pela Apple, é possível garantir a total sintonia entre aparelho e sistema operacional e, consequentemente, ganhos em sua performance. O iOS 6, por exemplo, funciona muito bem, mesmo em modelos antigos. como o iPhone 3GS.
O grande problema dessa exclusividade, porém, é refletido em um fator importante: o preço. Para ter o sistema da Apple, o usuário terá que desembolsar as altas quantias praticadas pela empresa. O iPhone 5, por exemplo, está disponível no Brasil a partir de R$ 2.399.
Android
Nexus 4, o smartphone top de linha do Google (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Nexus 4, o smartphone top de linha do Google (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Android é o sistema operacional mais utilizado no mundo. Sua plataforma é licenciável, o que significa que qualquer fabricante que atenda aos pré-requisitos do Google pode usá-lo em seus aparelhos. Por conta desse modelo, possui uma de suas maiores vantagens competitivas: ele atende a diversos tipos de usuário. É possível encontrar no mercado desde smartphones básicos e baratos até os top de linha concorrentes do iPhone, como o Galaxy S3.
Em termos de interface, o Android tem muitas semelhanças com o iOS. Os aplicativos ficam expostos basicamente da mesma maneira e a central de notificações de ambos também se parecem bastante. No entanto, o sistema do Google perde um pouco na facilidade de uso, fruto talvez da maior maturidade do iOS. Apesar disso, o Android evoluiu bastante e, hoje, sua disputa com o maior rival é mais voltada ao gosto do próprio usuário. A maior diferença entre os dois está no nível de personalização disponível no Android, que é muito superior.
O Google Play, loja virtual do Android, também conta com milhares de aplicativos e se equipara à App Store do iOS em volume. No entanto, devido ao seu modelo aberto, é mais suscetível a softwares maliciosos que podem danificar o aparelho. Nada que um pouco mais de atenção do usuário ao baixar um app não resolva.
A variedade de aparelhos Android no mercado é um dos grandes trunfos do sistema, mas abriga também um ponto negativo. Nem todos os smartphones possuem a potência necessária para atender as versões mais recentes do sistema operacional do Google, como a 4.2 Jelly Bean. Sendo assim, para garantir que você explore sem preocupações tudo que o sistema tem a oferecer, o melhor é comprar um aparelho top de linha, como o Samsung Galaxy S3 e o Sony Xperia ZQ.
Windows Phone
O Lumia 920 é top de linha da companhia finlandesa e chega ao Brasil por R$ 1.999 (Foto: Allan Melo/TechTudo)O Lumia 920 é o grande nome do Windows Phone (Foto: Allan Melo/TechTudo)
A Microsoft chegou atrasada na briga pelos smartphones, por isso sua participação é bem menor que a dos concorrentes no mercado. No entanto, isso não impediu que a dona do Windows construísse um belo sistema operacional. O Windows Phone 8 vem recebendo muitos elogios desde seu lançamento.
Assim como o Android, o Windows Phone também é licenciável e está presente em diferentes modelos e marcas. Porém, há uma diferença fundamental: a Microsoft é mais exigente em termos de hardware de que o Google. Fazendo isso, a companhia garante a fluidez do sistema operacional mesmo em smartphones mais modestos, como o Lumia 520, o que nem sempre acontece nos aparelhos Android.
Outro quesito que chama a atenção no Windows Phone é a sua interface. O sistema é uma boa alternativa para quem já está enjoado da aparência dos concorrentes. Porém, o usuário pode ter um pouco mais de dificuldade para se acostumar com sua usabilidade, mas um pouco de prática torna agradável a navegação pelos ícones quadrados do sistema. Em termos de personalização, podemos dizer que é um intermediário entre os rivais. Nem tanto quanto o Android, nem tão pouco quanto o iOS.
A maior pedra no sapato do Windows Phone é, sem dúvida, sua loja de aplicativos. Como o sistema é recente e menos utilizado, a Windows Phone Store ainda é muito incipiente e não chega perto da oferta da App Store e do Google Play. A grande reclamação dos usuários é a falta de alguns aplicativos amplamente populares, como o Instragram, entre os smartphones.